quinta-feira, 10 de março de 2011

Os segredos do CHURRASCO


Dicas importantes:


      A carne...o ingrediente principal do evento, não pode deixar a desejar. Para garantir a boa qualidade do churrasco, compre-a em estabelecimentos conhecidos e confiaveis. Fique atento a apariência do corte; as cores vermelhas brilhantes significam que a carne esta fresca. Evite carnes congeladas pois elas perdem o sabor e a maciez após assadas. Na hora da compra peça a parte central do corte, quanto mais grossa é melhor. As pontas tem muitos nervos e sebo.
    Na hora de organizar o churrasco, calcule cerca de 350 g a 400 g. de carne por pessoa, mais lembre-se que pode variar conforme o corte.  A gordura tem uma função importante, garantir sabor e maciez à carne na hora de assar.  Porem procure não ingerir-la. Cortar a carne corretamente também faz toda diferença.  Portanto, com uma faca bem afiada, corte na transversal em relação às fibras para evitar que fique dura.
   O carvão... procure as melhores marcas, produzido com madeiras de reflorestamento. O melhor carvão é produzido de madeira de eucalipto, que não altera o sabor da carne por causa da fumaça.
Antes de colocar a carne na churrasqueira, deixe o carvão se transformar em brasa, ou seja, completamente vermelho. Use a técnica do miolo do pão duro, embebido em álcool, para encender o carvão, é mais prático e seguro.
  O importante é deixar o fogo bem alto a uma distancia da carne de usn 20 cm... prestar atenção para virar a carne sem deixar-la queimar.  Eu, retiro a carne quando esta assada por todos os lados, isto é, uns 15 min na grelha... a deixo descansar por uns 12 min. antes de cortar-la... assim o calor externo termina de assar a carne internamente, ficando macia e suculenta... ao ponto!!!

Picanha no espeto:



   É a protagonista dos churrascos. Para evitar os resquícios das fibras do colchão duro, compre as peças com no máximo 1,500 kg.

Ingredientes:

1 peça de picanha
200 g de sal grosso

Preparo:

1.- Retire as peles e os sebos da carne com o auxilio de uma faca bem afiada.
2.- Coloque a carne na pocisão horizontal e corte postas de aproximadamente 20 cm.
3.- Espete a picanha pela gordura, dobre-a, formando uma meia-lua e espete o outro lado.
4.- Polvilhe o sal grosso sobre a carne e dê leves batidinhas para retirrar o exesso. Despois leve-a a churrasqueira a fogo alto... a não mais que uns 20 cm de distância do fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário