quarta-feira, 30 de março de 2011

FRUTOS do MAR!!!


Falar em frutos do mar... vem na minha memoria Espanha... com seus pratos deliciosos de frutos do mar...Há pouquisimos países onde a comida é desfrutada com tamanha satisfação qua na Espanha... Cada região tem sua cozinha com suas características proprias. Em Madrid, o centro gastronomico do país, você poderá provar a comida de todos os cantos desta fascinante terra....  Em Valência é o lar da Paella de Frutos do Mar, famosa e inegualavel... Em Barcelona na região Basca, no centro norte, é considerada o lar dos mais sofisticados e finos chefes de cozinha, aqui grupos de gourmets sempre se reúnem para compartilhar suas receitas favoritas. Aqui, na famosa "A Rampla".. podemos visitar o mercado de peixes, frutos do mar frescos e todo tipo de frutas...sem deixar de experimentar as famosas "tapas".. de um bom jamon serrano ou um bom pedaço do famoso queijo de ovelha Manchego, acompanhado por um delicioso e velho "morsel"...


Os Tapas, são pequenas porções (hoje conhecidas no mundo todo), preparadas de forma rápida e simples, que antigamente serviam para cubrir os copos de vinhos servidos sobre os balcões de velhos bares...(para não cairem moscas)..   

Aqui vou descrever algumas sugestões de receitas, são pratos fáceis de serem preparados e produzem fantasticos resultados em qualquer ocasião, de modo que, não tenha medo de pegar o touro pelos chifres!!! 

Em primer lugar, é de vital importancia comprovar que os frutos do mar que vamos comprar sejam frescos e de boa qualidade. É dificil mantener com vida os mexilhões, ostras, almejas, etc. A melhor forma de conservar-los é manter-los resfrigerados dentro de um coador sobre uns cubos de gelo, há que ir trocando os cubos a medida que de derrita.  

Camarões ao Alho     
Ingredientes:(4 porções)
16 camarões grandes, inteiros e cozidos
4 colheres de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho, picadinhos
1 colher de sopa de salsinha fresca picada
Fatias de limão e pão francês para servir.

Preparo:
1.- Aqueça o azeite de oliva numa frigideira grande e adicione o alho. Refogue por 1 min., até ficar dourado.
2.- Junte os camarões e refigue-os por uns 3 a 4 min., impregnando-os bem com o azeite.
3.- Adicione a salsinha picada, retire do fogo e sirva quatro camarões por pessoa em pratos ou tijelas aquecidas, com o azeite de oliva por cima dos camarões. Sirva com fatias de limão e o pão francês para embeber este delicioso molho.!!!


Camarões com Pimenta dedo-de-moça.
Para este prato eu recomendo ter camarões frescos, assim, absorvem melhor o aroma do alho e da  pimenta... a pimenta é só para dar o aroma e sabor ao camarão, não recomendo comer quando a mesma seja muito ardida...
Ingredientes: (4 porções)
500 gr de camarão grande (rosa ou pistola)frescos
2 pimentas dedo-de-moça
5 colheres de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho socados
sal/pimenta do reino a gosto

Preparo:
1.- Remova as cabeças dos camarões e deixe as caudas intactas. Corte cada pimenta ao meio no sentido do comprimento.
2.- Aqueça o azeite de oliva numa frigideira adequada para ir a mesa.
3.- Adicione todos os camarões, as pimentas e o alho á frigideira, cozinhe em fogo alto por cerca de 3 minutos, mexendo, até que os camarões fiquem rosados. Tempere com sal/pimenta a gosto e sirva imediatamente.



Camarão com alho ao Molho de vinho:
Ingredientes: (4 pessoas)
1 kg de camarão fesco descascado
1/2 xicara de azeite de oliva
6 dentes de alho esmagado
1 ramo de salsa, finamente picado
1 folha de louro
1 pimenta dedo de moça finamente picada
1/2 xicara de vinho branco seco
Sal/pimenta a gosto

Preparo:
1.- Aqueça o azeite de oliva numa frigideira e frite o alho durante uns 2 minutos em fogo médio.
2.- Adicione a salsa, a folha de louro, a pimenta dedo-de-moça e os camarões, depois deixe fritar uns 3 minutos a fogo meio.
3.- Regue a mistura com o vinho e deixe cozer mais 3 minutos, até que os camarões fiquem cozinhados e o vinho reduza pela metade. Tempere com sal e pimenta a gosto....


Espetinhos de camarão:
Fazer churrasco de frutos do mar leva menos tempo que assar uma carne... sempre devemos ter em conta que os frutos do mar ou peixes devem ser frescos, na hora de iniciar-mos o churrasco o fogo (carvão) deve estar em brasas brancas, e ter-mos todos os itens que vão compor este churrasco prontos para ir a grelha, já tudo é muito rápido.. Quando estou na praia de Bombinhas, SC. acostumo ir cedo na praia de Zimbros ne chagada dos pescadores à praia e comprar diretamente do pescador os camarões...

Ingredientes: 4 porções
16 camarões grandes com casca
5 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de vinagre balsámico
2 colheres de sopa de oregano presco picado ou de mangerona
3 dentes de alo socados
pimenta

Preparo:
1.- Retire a cabeça dos camarões, segure um camarão e faça um corte profundo ao londo das costas, da parte mais grossa em direção da cauda, não deixe que ele se separae em duas partes. Retire cuidadosamente a veia escura que corre ao longo das costas. Pressione levemente o camarão para que fique achatado e dê a ele o formato de uma borboleta. Repita o mesmo procedimento com os demais camarões e leve bem sob água fria corrente. Enxugue com papel tolha e coloque numa traverssa grande e rasa.
2.- Misture juntos o azeite, o vinagre, o oregano, o alho e a pimenta, derrame esta mistura sobre os camarões, virando-os para que fiquem temperados com a marinada. Tampe a traverssa e deixe marinando por 1 hora.
3.- Remova os camarões da marinada, reservando o molho. Separe os espetinhos de madeira, e espete 3 camarões em cada espetinho.
4.- Asse os camarões sobre a grelha untada da churrasqueira, por 3 a 4 minutos com fogo moderado, virando-os uma vez regando-os com o marinado reservado, até que estejam opaco, bem cozidos... sirva imediatamente..!!


Lulas Fritas (foto)..
No inicio dos anos 80, meus finais de semana os passava junto com minha familia, na Islha Cumprida (Iguape S.P) Suas praias limpas e um mar rico em peixes nos proporcionava uma opção de pesca de arremesso e de "arrastrão" no inverno pescando tainhas... Aqui tive a oportunidade de conhecer e aprender varias receitas, pratos elaborados por as mulheres dos pescadores... as lulas pequenas e as manjubinhas (peixe-rei) eram minhas preferidas como tira-gosto...

Ingredientes: (4 porções)
500 grs de sacos de lulas pequenas (cerca de 20)
1/3 de xicara de farinha de trigo
Óleo para fritar
Gomos de limão para servir.

Preparo:
1.- Para limpar as lulas, puxe cuidadosamente os tentáculos. Separe as vísceras dos tentáculos cortando logo abaixo dos olhos. Depois remova o bico com os dedos. Retire a cartilagem do interior do corpo. Lave os sacos e os tentáculos em água fria corrente e tire a pele. Escorra tudo muito bem. Coloque as lulas numa tabua de corte e abra os sacos cortando longitudinalmente, faça corte superficiais sobre os sacos,  para as lulas não se fecharem ao ser fritas. Coloque as lulas numa tijela com água. Cubra e leve a geladeira por 30 min.
2.- Num prato raso misture a farinha com um pouco de sal e outra de pimenta moída. Encha uma fritadeira com 1/3 do óleo e aqueça a 180 g. Passe os sacos de lulas na mistura de farinhae frite durante 30 a 60 segundos, ou até ficarem numa cor castanho claro e mazios. Envolva os tentáculos na farinha e frite-os  durante 20 a 30 segundos. Cubra parcialmente a fritadeira quando cozinhar. Escorra sobre papel de cozinha, transfira para uma traverssa e serva quente com gomos de limão...

Manjuba Frita.. (foto)
Ingredientes: (6 porções)
500 grs de manjubas
2 colheres de chá de sal marinho
1/3 de xicara de farinha de trigo
1/4 de xicara de maisena
2 colhres de sopa se salsinha picada
Óleo para fritura
1 limão para acompanhamento

Preparo
1.- Misture o peixe com o sal marinho numa tijela, cubra e leve na geladeira.
 2.- Numa tijela, misture a farinha e a maisena peneirada com a salsinha e tempere com a pimenta esmagada.
3.- Encha um fritadeira com 1/3 de óleo, e aqueça-o a 180 g. Passe 1/3 do peixe pela farinha sacuda o exesso e frite durante 11/2 minuto, retire e escorra-o em papel de cozinha, Repita o processo com o restante do peixe.
3.- Reaqueça o óleo e volte a fritar o peixe durante 1 minutos de cada vez, ou até estar castanho claro (crocrante) escorra-o sobre papel de cozinha . Serva quente com gomos de limão.




Lulas marinadas:
As lulas em seus sacos ou em aneis são deliciosas, eu, as preparo de varias formas, num jantar mais sofisticado sempre preparo as lulas recheadas, já os anies os preparo como entradas ou petiscos, degustando um bom vinho rosé pou branco... Experimente...

Ingredientes:
1 kg de lulas em aneis finos
1/2 xicara de suco de limão (coado)
4 dentes de alho esmagados
1/2 xicara de zeite de oliva
Para o molho:
1/4 xicara de suco de limão
1/4 xicara de azeite
11/2 colher de sopa de salsinha finamente picada
1 dente de alho picado
1/2 colher de chá de mostarda Dijon
Sal/pimenta

Preparo:
1.-Coloque o suco de limão, o alho esmagado e o azeite num recipiente de vidro e deixe as lulas marinando nesta mistura no minímo 3 horas..
2.- Junte todos os ingredientes do molho em outra taça e misture bem até engrossar.
3.- Adicione 1 colher de sopa numa frigideira pequena, adicone as lulas marinadas e deixe cozinhar por alguns minutos até ficarem cozidas...
4.- Regue as lulas  com o molho e sirva imediatamente...


Lulas fritas com guacamole..  (foto).....
A abacate é um excelente acompanhamento para os frutos do mar. Aqui sugiero acompanhar os aneis de lulas fritos...  

Ingredientes: 4 porções
4 sacos de lulas grandes, limpos e cortados em aneis.
150 g. de farinha de trigo
1 colher de sopa de condimento cajún
Oleo para fritar
sal/pimenta do reino

Para a guacamole:
1 abacate maduro mais firme, sem casa
1 cebola roxa pequena, picada
1 pimenta dedo de moça sem sementes e picadinha
2 colheres de sopa de creme de leite
Suco de um limão

Preparo:
1.- Ponha os abacates no processador e tritúrelos até obter uma pasta suave e lisa (tambem pode amassar-los com a ajuda de um garfo) Acrescente a cebola a pimenta dedo de moça e a creme de leite, condimente com o suco de limão, sal e pimenta. Reserve.
2.- Num saco plástico ponha a farinha e o condimento cajún, junto com a sal e pimenta. Misture bem, junte os aneis de lulas e mexa bem até os aneis serem impregnado pela mistura.
3.- Numa frigideira, aqueça bem o oleo a fogo alto, sacuda bem os aneis de lulas para elimeinar  o ecesso de farinha e frite-os por uns 2 a 3 minutos. Retire-os da frigideira e deije-os escorrer sobre papel-toalha. Mantenha-os quentes até fritar todos os aneis. Sirva-os com o guacamole. Experimente.. faceis de fazer gostoso de degustar...!!

Polvo com pasta de alho (foto)...

O polvo é o unico fruto do mar que não precissa de condimentos para ser degustado... Durante muito tempo meus clientes e amigos me perguntam como é feito o polvo, já que sempre fica duro e emborrachado... a falta de conhecimento para preparar de forma correta o plovo é que não é tão consumido no Brasil, aqui descrivo em detalhes como deve ser feito para que o polvo ao se cozinhar fique saboroso e terno. Meu primer conselho para que o polvo fique brando é que o mesmo seja seja comprado com dois dias de antecedencia antes da preparação e guardado na geladeira.  

Ingredientes: 6 porções
500 grs de polvo limpo
1 cebola branca cortada em rodelas
1 colher de chá de cravo-da-india
2 a 3 litros de água
6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho amassados
4 colheres de salsinha picada
1 colher se chá de vinagre de vinho branco
Sal/pimenta

Preparo:
1.- Coloque a cebola, os cravos e uma colher de sopa de sal em uma panela grande (de preferência de ferro) acrescente a água. Leve a ferver, quando estiver fervendo com o uso de uma pinza leve o polvo a panela e retire-o da panela enseguida, repita isto umas 4 vezes, esperando que a água retorne a ferver em cada retorno do polvo a panela. A continuação sumerga completamente o polvo na água fervente. (este processo vai fazer que o polvo fique terno e macio ao paladar. Se o ploovo estiver cortado em rodelas sumérgalos um a um.
2.- Reduza o calor e deixe o polvo cozinhar a fogo muy baixo durante 1 hora e depois compreve se esta brando. Deixe-o cozinhar mais uns 15 a 30 min. se for necessário. Retire-o da água e enfrie-o na água corrente, escorra-o e fatie os tentáculos em pedaços pequenos. Coloque-o num recipiente não metalico.
3.- Misture o azeite de oliva o alho a salsinha e o vinagre e salpimente a gosto. Acrescente esta mistura ao recipiente do polvo, misture tudo muito bem. Tampe-o e deixe enfriar na geladeira pelo minímo tres horas.
Sirva o polvo com pão italiano para untar no sugo...









Mexilhões com erva-limeira, mangericão e vinho...
Este delicioso prato eu o preparava na residência do Sr. Luiz , criador de mexilhões e ostras em Palhosa, SC. Muito simples e rápido de-se preparar... 

Ingredientes: (4 a 5 porções)
1 kgs de mexilhões na casca
1 colher de sopa de óleo
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 caules de erva-limeira em rodela (parte branca)
1 a 2 malaguetas vermelhas, sem sementes e picadas
1 xicara de vinho branco seco
1 xicara de folhas de mangericão fresco picado

Preparo:
1.- Limpe os mexilhões retirando as barbinhas, Jogue fora os que estejam com a concha partida ou abertos que não se fechem ao tocar-los. Lave-os bem em água corrente.
2.- Aqueça o óleo numa panela grande. junte a cebola o alhoa erva-limeira e as malaguetas e deixe cozer durante 4 minutos, em fogo brando, mexendo de vez em quando. Junte o vinho e coza mais 3 minutos.
3.- Junte os mexilhões e mexa bem, tampe a panela, aumente o fogo e cozinhe durante 4 a 5 min., ou até os mexilhões abrirem. Jogue fora os que estiverem fechado. Junte o mangeircão, mexa e serva com arroz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário